Uma nova Venezuela: Esquerdista Gabriel Boric é eleito novo presidente do Chile


O advogado José Antonio Kast, de direita, ligou para seu opositor para parabenizá-lo pela vitória

Esquerdista Gabriel Boric venceu a eleição no Chile


Foto: EFE/Elvis Gonzáles

O candidato de esquerda Gabriel Boric foi eleito como novo presidente do Chile na noite deste domingo (19). Aos 35 anos, Boric é deputado e ex-líder estudantil e está filiado ao partido Convergência Social. O adversário nas urnas foi o advogado José Antonio Kast, de direita, filiado ao Partido Republicano.

Kast reconheceu a derrota e ligou para Boric para parabenizá-lo pela vitória. Até as 19h40 deste domingo, com 83,03% das urnas apuradas, Boric tinha 55,52% dos votos válidos, totalizando 3.737.792 votos, contra 44,82% de Kast, que aparecia com 2.994.565 votos.

As urnas abriram às 8h (horário de Brasília) e fecharam às 18h, quando a apuração dos votos começou. Os votos ainda estão sendo contabilizados. Boric havia ficado em segundo lugar no primeiro turno, com 25,82%. Já Kast teve 27,91%.

Assim como o cenário que parece se avizinhar para 2022 no Brasil, Gabriel Boric e José Antonio Kast, representantes de lados opostos do espectro político, e disputaram cada voto do eleitorado em um pleito bastante polarizado, com pesquisas que apontavam resultados bastantes apertados, o que foi percebido no placar do primeiro turno.

As informações são do PlenoNews

Postar um comentário

0 Comentários