O verdadeiro final da Caverna do Dragão





Eduard Mascarenhas 


Caverna do Dragão marcou gerações entre as décadas de 80 e 90, a princípio a animação conquistou muitos fãs por todo mundo, seu primeiro episódio foi exibido em 1983 e o último em 1985, a história baseia em um grupo de amigos Hank, Erick, Bob, Presto, Sheila e Diana que após ir ao um parque de diversões entram num brinquedo chamado de “Caverna do Dragão” e após entrar nele aparece em um outro mundo repleto de perigo e magia, lá encontra ajuda de um Ancião que se denomina Mestre dos Magos que os ajuda enfrentar os perigos que ali existem até conseguirem voltar para casa.


O projeto teria 27 episódios sendo que o final nunca foi produzido por problemas financeiros do estúdio, o que deixou muitos fãs decepcionados e por longos anos criaram diversas teorias de fim alternativos, dentre eles rumores que Mestre dos Magos seria o real vilão e o Vingador o anjo da morte tentando impedir o grupo de voltar para casa pois estavam mortos, essas e outras teorias viraram debate por décadas entre fóruns e outros meios de comunicação.


Em 2009 o então roteirista responsável Michael Reeves teria divulgado o final verdadeiro que chegou a ser escrito porém nunca produzido, no ano seguinte para os fãs foi lançado uma HQ com a real história e conclusão da animação em sua forma original.

Episódio Final da Caverna do Dragão


No roteiro original publicado por Michael Reeves o episódio se inicia entre uma conversa do Mestre dos Magos com o Vingador em uma espécie de Xeque-mate, onde se o ancião ganhasse eles voltariam para casa já se o Vingador levasse a melhor todos seriam mortos e perderiam suas armas mágicas.

Em meio ao conflito final os jovens são atacados por um monstro de várias cabeças e como sempre o Mestre dos Magos aparece porém se recusa ajuda-los dizendo” Vocês entraram sozinhos, saiam sozinhos” e deixa os jovens a própria sorte, atitude típica do velhinho, o que causa discórdia entre o grupo de qual lado o Mestre dos Magos estaria na verdade.

O Conflito

De um lado Erick indignado pelo Mestre dos Magos sempre deixa-los a própria sorte e aparentemente ter conhecimento real de como ele e seus amigos poderiam voltar pra casa, começa desconfiar da real face do ancião. Já do outro lado Hank acredita que o Mestre dos Magos tenha motivos para reagir de tal forma, o grupo fica dividido.

A Negociação

Após a dura batalha contra o monstro de muitas cabeças, os jovens recebem uma visita inesperada, nada menos que do próprio vingador que alega não estar ali para mata-los, mas para contar toda verdade sobre o Mestre dos Magos, que dizia ajuda-los mais sempre arrasta os jovens para conflitos perigosos.

Vingador mostra uma forma deles poderem retornar ao seu lar e diz que precisa ir até uma torre onde encontrariam uma caixão, dentro dele haveria uma chave e que eles deviam joga-la no abismo.

Erick convicto que já ficaram presos nesse mundo por tempo de mais devido as influências do Mestre dos Magos é o primeiro a dar o voto de confiança nas informações reveladas pelo Vingador. O grupo então dividido entre Hank, Diana e Bob que ainda acredita no Mestre dos Magos e já por outro lado Erick, Sheila e Presto segue as palavras do antigo inimigo.

A Batalha decisiva

Presto usa um feitiço para fazer com que o barco onde estão voe e alcance a torre que Vingador havia mencionado, do outro lado Hank convicto que os amigos estão sendo iludidos pelo Vingador consegue dominar um dragão e ir atrás para impedi-los. Em meio a discussão de quem está certo ou errado, um monstro gigante aparece e Bob o ataca com seu bastão fazendo com que parte da Torre se desmorone, forçando todos a ir até um lugar seguro o local onde o Vingador teria lhe contado.

Quando os jovens chega até a onde foi mencionado encontra o caixão e a chave exatamente onde o Vingador havia dito, em meio a dois pontos de vistas Erick e Hank inicia uma batalha e logo são surpreendidos pelo monstro gigante que os seguiu, em uma situação desesperadora.

Bob torna atacar o Monstro e acaba batendo forte de mais, balançando toda a torre que faz com que Hank perca o equilíbrio e caia no abismo, o Vingador logo aparece e diz para Erick arremessar logo a chave no abismo, Erick toma então uma decisão e decide por confiar em Hank e Mestre dos Magos na qual pega a chave e coloca na fechadura do caixão fazendo com que um brilho intenso saia.

O Final

Com o caixão aberto quase todas as maldições presentes no mundo da Caverna do Dragão começa se quebrar e então é revelado que Vingador nada mais é que o filho do Mestre dos Magos, o que prova a tese mostrada no episódio 20 “Cemitério dos Dragões” na qual o Mestre dos Magos o havia chamado de filho.

O final fecha todas pontas soltas da animação, em um episódio em que os jovens derrotam o Vingador e Hank em decisão de ultimato poupa a vida dele, Mestre dos Magos menciona que com essa atitude os jovens percorreram metade do seu caminho de volta para casa e sua verdadeira missão ali era redimir e não mata-lo.

Após esta cena O Mestre dos Magos por fim mostra a saída para o grupo e diz que eles podem voltar para casa ou permanecer ali pois o mal ainda existe no Mundo da “Caverna do Dragão“, o que confirma a teoria de Erick o tempo todo o Mestre dos Magos poderia os levar para casa.

Postar um comentário

0 Comentários