30 Alimentos Que Você Não Deveria Colocar Na Geladeira

By Sabrina Oliveira

Separar e guardar os alimentos depois de uma ida ao mercado é uma das partes mais chatas de ir às compras. Embora seja de conhecimento geral que laticínios vão para a geladeira e incredientes secos, para o armário, há muitas dúvidas sobre basicamente todo o resto. A maioria de nós acha que sabe onde cada coisa vai, mas muitos colocam várias coisas na geladeira que ficariam muito melhor fora dela. Para ajudá-lo, nós criamos um guia simples que explica essa questão. Abaixo, listamos 30 alimentos que você definitivamente não dever

1. Tomates

Parece senso comum colocá-los no refrigerador, mas a verdade é que eles ficariam muito melhor no seu balcão! Embora não reajam a nenhum tipo de temperatura extrema, o frio pode quebrar a fruta e desacelerar o processo de amadurecimento, o que tira dos seus tomates grande parte do seu sabor. Basta se lembrar de que, quanto mais maduros os tomates, mais saborosos eles ficam.



2. Batatas

Por mais que pareça tentador colocar batatas na geladeira, elas também ficam melhor fora dela. Embora seja melhor mantê-las em um ambiente resfriado e escuro (enroladas em papel, não guardadas em uma sacola plástica), o frio extremo transforma o amido da batata em açúcar muito mais rápido. Isso arruinará o sabor e a textura do alimento, gerando uma péssima experiência culinária.
Source: wikipedia.org


3. Manjericão

O manjericão é uma erva notoriamente delicada, que pode ser adicionada a qualquer molho ou pasta para dar um sabor todo especial. Manter o manjericão na geladeira não é uma boa ideia, pois faz com que ele murche ainda mais rápido! A melhor solução é mantê-lo no balcão ou na água, como uma flor. Se isso não for viável, você pode tentar congelar as folhas para usar mais tarde.ADVERTISEMENT
Source: pixnio.com

4. Bananas

Bananas são frutas perfeitas para um lanche instantâneo. Além disso, são outro exemplo de alimento que deve ficar longe de temperaturas muito baixas (o que faz sentido se você pensar bem). Além de diminuir o processo de amadurecimento, o frio também destrói muitos dos seus nutrientes naturais. A banana deve ficar no balcão para amadurecer rápido e ser consumida tápido. Caso passe do ponto, você pode congelar e fazer pão de banana!
Source: wikipedia.org

5. Cebola

A cebola é um caso a parte. Quando ainda está com casca, ela não reage bem a ambientes frios, ficando com uma textura muito mais mole do que você gostaria. Por outro lado, cebolas cortadas e descascadas devem ser guardadas na geladeira em um recipiente fechado para mantê-las em boas condições. Quando voltar do mercado, pode deixá-las no balcão junto com as batatas.Source: pxhere.com

6. Abacates

Essa vai para a a geração Y em geral: não coloquem abacates na geladeira! Embora a ideia possa ser tentadora, isso fará com que a fruta fique dura por mais tempo. Por mais que possa fazer sentido resfriar seu abacate para guardá-lo por alguns dias, nutricionalmente é melhor mantê-lo na fruteira, permitindo que ele amadureça naturalmente.
Source: flickr.com/ollesvensson

7. Alho

Assim como as cebolas, o alho não se dá bem com refrigeradores (afinal, os dois pertencem à mesma família) Se você guardá-lo na geladeira, as temperaturas baixas o farão brotar, e qualquer pessoa que cozinhe frequentemente usando este ingrediente sabe que o alho que dá brotos não é bom para temperar refeições. O melhor lugar para guardá-lo são ambientes naturalmente secos e refrigerados.
Source: pixnio.com

8. Pão

Esse pode ser um dos itens mais chocantes em nossa lista. Afinal, parece natural pensar que as baixas temperaturas podem impedir a decomposição do pão, certo? Bem, isso pode até ser verdade, mas a geladeira também resseca o pão com mais rapidez, fazendo com que ele perca o seu sabor. A menos que você esteja planejando consumir todo o pão em poucos dias, deixe-o no balcão ou coloque no freezer para guardá-lo por mais tempo.
Source: flickr.com/rprata

9. Café

Quantos de nós guardam café no freezer ou na porta da geladeira? Acontece que, para preservar o sabor e a força do café, é melhor guardá-lo selado no armário. Embora seja aceitável guardar o café no freezer caso queira estocá-lo por longos períodos, o armário geralmente é a melhor opção na maioria dos casos.
Source: wikipedia.org

10. Azeite de oliva

A maioria das pessoas que usa o azeite de oliva com frequência na cozinha costuma guardá-lo na geladeira, certo? Um aviso para todas elas: este produto é uma substância mais delicada do que se acredita normalmente. Seu local ideal de armazenamento é um ambiente naturalmente resfriado, seco e escuro. Para uma melhor preservação, não deixe que a garrafa seja exposta à luz solar e dê preferência a garrafas mais escuras.
Source: pxhere.com

11. Mel

Assim com o azeite de oliva, o mel fica com uma textura ruim, grossa e estranha no refrigerador, tornando-se virtualmente inútil. Quando guardado na dispensa, ele mantém aquela textura maravilhosa que todos nós amamos. O mel é um alimento que se preserva sozinho. Tudo que você precisa fazer para usá-lo constantemente é manter a embalagem bem fechada


12. Picles

Esse é um alimento que todo mundo coloca na geladeira. Afinal, onde mais alguém o guardaria? Embora não seja necessariamente ruim guardar o picles na geladeira, isso é desnecessário e ocupa espaço por nada. O motivo para isso é que ele é capaz de se preservar por si só graças ao sódio e o líquido presente na conserva!


13. Molho de soja

Novamente, não é um grande problema guardar esse produto na geladeira, mas é desnecessário. O molho de soja é praticamente sódio puro. Como resultado, ele é capaz de se preservar por conta própria, assim como o picles que mencionamos acima. Se a porta da sua geladeira está cheia de vários tipos de molhos, considere remover ao menos o de soja, colocando-o em um armário ou balcão.

14. Frutas silvestres

Morangos e mirtilos são muito saudáveis e deliciosas adições a várias refeições, incluindo o seu cereal matinal. Apesar disso, manter essas frutas na geladeira é uma péssima ideia. O frio pode fazê-las mofar e apodrecer mais rápido do que em uma fruteira em um ambiente seco. Curioso, não é?

15. Melancia

Todo mundo adora comer melancia no verão. Apesar disso, guardar uma melancia inteira na geladeira não é uma boa ideia. Até cortar sua fruta, guarde-a em uma temperatura que não cause variação nos níveis de antioxidante e não gere perda de nutrientes. Depois de começar a consumir, ela pode ir para a geladeira em um recipiente fechado.


16. Pêssegos, ameixas e damascos

Poucas coisas têm um gosto melhor do que o de um pêssego ou damasco maduros. Embora a maioria de nós acredite que a geladeira é o lugar mais seguro para essas delícias, a verdade é que as temperaturas frias podem danificar frutas tão delicadas. Suas peles finas e membranas não conseguem impedir o frio de desacelerar o processo de amadurecimento ou a perda de nutrientes. Por isso, é melhor guardar essas frutas em um lugar arejado e seco.


17. Magas e Kiwis

Tanto a manga quanto o kiwi são frutas tropicais, acostumadas a climas quentes. Mesmo sabendo disso, nosso instinto tende nos fazer guardá-las no refrigerador junto com outras frutas e vegetais. Acontece que, assim com no exemplo acima, essas frutas são delicadas demais e podem ser facilmente danificadas pelo frio extremo. Esse é mais um caso onde a melhor opção de armazenamento é um local arejado e seco.



18. Manteiga de Amendoim

Guardar sua manteiga de amendoim na geladeira não causa nenhum grande mal a ela, mas é outra situação na qual pode não ser uma boa ideia mesmo assim. Graças à sua composição geral, a manteiga de amendoim é perfeitamente capaz de preservar a si mesma em locais secos e arejados, desde que sua embalagem seja mantida fechada. No refrigerador, além de ocupar espaço, ela fica mais grossa e difícil de espalhar. Com o tempo, o frio pode ressecar o produto, tornando-o inaproveitável.



19. Ovos

Esse pode ser um dos itens mais controversos da nossa lista. Pode parecer questão de senso comum colocar os ovos na geladeira, mas isso depende de onde você mora. Americanos tendem a colocar os ovos na geladeira para evitar a salmonela, mas as constantes mudanças de temperatura podem fazê-los estragar mais rápido. Os europeus, por outro lado, guardam seus ovos em temperaturas ambiente, já que vacinam suas aves contra a salmonela. Caso você resolva dar preferência à geladeira, deixe os ovos no fundo da prateleira para diminuir a exposição à mudanças de temperatura.


20. Atum em lata

Estudos mostram que, embora muitas pessoas gostem de guardar suas latas de atum na geladeira, isso não é necessário. Manter esses enlatados em temperatura ambiente é tudo que eles precisam para não estragar. Isso sem falar que as latas geralmente têm seus próprios conservantes para oferecer um nível extra de segurança. Tenha isso em mente quando estiver tentando desocupar algum espaço na sua geladeira!


21. Laranjas, limas e limões

Parece uma boa ideia guardar essas três frutas no refrigerador, certo? Acredite se quiser, ambientes frios não são favoráveis para frutas cítricas. Elas precisam de temperaturas naturais para amadurecer, de modo que o frio desacelera e até impede esse processo. As temperaturas baixas também podem danificar o interior das frutas. A melhor forma de preservar o sabor desses alimentos é guardá-los em uma fruteira em temperatura ambiente.


22. Pepinos

Assim como o picles, o pepino não se dá muito bem com a geladeira. A sua casca muito fina o torna susceptível a temperaturas extremas, que o danificam e impedem que ele fique naturalmente mais macio. Em vez disso, experimente guardar seus pepinos em um ambiente arejado e seco, preferencialmente sem colocar nada por cima deles.



23. Cenouras

Essa pode surpreender você. Por mais que colocar suas cenouras na geladeira pareça uma escolha simples, as temperaturas baixas e a umidade desse ambiente pode estragá-las muito rapidamente. Embora elas gostem da luz do sol, você pode armazenar suas cenouras em qualquer lugar onde guardaria qualquer outro vegetal: uma dispensa escura e fria seria ideal, talvez ao lado das suas batatas


24. Chocolate

Você é daqueles que guarda barras de chocolate na geladeira? Por mais que isso possa parecer inofensivo, é completamente desnecessário. Embora os ingredientes do chocolate tendam a derreter em temperaturas ambiente, a maioria das barras de chocolate se viram muito bem nesses termos. Na verdade, deixar sua barra guardada por muito tempo no freezer ou na geladeira pode mudar o gosto dela, então tome cuidado.



25. Pimentão

O pimentão parece se dar bem em temperaturas mais frias, mas não é necessário guardá-lo na geladeira. Como outros vegetais que apareceram nessa lista, o frio pode fazer o pimentão perder sua cor, nutrientes e gosto. Para evitar tudo isso, é melhor guardá-lo em um local arejado e seco.


26. Geleias e compotas

Embora esses produtos pareçam muito susceptíveis a estragar, sua capacidade de preservação é muito boa. As pessoas, inclusive, fazem geleias e compotas há muito, muito tempo! Deixe-as em sua dispensa para liberar espaço na geladeira, mas tome cuidado com a forma de usá-las. Nunca use a mesma colher duas vezes sem lavá-la para evitar germes, pois isso poderia contaminar o produto acidentalmente, independente de onde você o armazena!

27. Molhos de Salada

Alguns molhos de salada, aqueles feitos com laticínios, podem precisar ficar na geladeira, mas a maioria dos vinagretes não compartilham dessa necessidade. Em geral, os ingredientes mais presentes nos molhos de salada são óleo e vinagre, ambos com uma ótima capacidade de preservação que não depende das baixas temperaturas. Caso esteja precisando de um espaço extra em sua geladeira, esses molhos poderiam muito bem ser guardados na sua dispensa.


28. Maçã

Maçãs também costumam ocupar uma boa parte da nossa geladeira, mas, na verdade, não há necessidade nenhuma de guardá-las lá. Elas até podem durar um pouco mais em um ambiente refrigerado, mas ficam muito bem na temperatura ambiente por até duas semanas, ou seja, basta comprar o suficiente para elas não durarem mais do que isso e as maçãs podem ficar na sua fruteira sem problemas.


29. Pera

Assim como as maçãs, peras não precisam da geladeira para se manterem preservadas. As peras têm uma particularidade: elas não amadurecem totalmente enquanto ainda estão na árvore. Sendo assim, elas precisam de tempo e do ambiente correto para chegar a um estado de pleno sabor. Se as suas peras ainda não estão maduras, tudo que você não quer fazer é colocá-las na geladeira, pois isso pode desacelerar muito o processo de amadurecimento. Por outro lado, as peras maduras podem durar um pouco mais no refrigerador.



30. Berinjela

Por último, mas não menos importante, a berinjela é outro vegetal que prefere ser mantido fora da geladeira, em um local refrigerado e escuro, longe da luz solar. As temperaturas extremas dos refrigeradores podem danificar a polpa macia da berinjela, acabando com seu sabor e textura. Uma dica extra: guarde suas berinjelas longe de outras frutas e vegetais sensíveis. Quando amadurecem, elas tendem a liberar um gás que pode ter um efeito negativo nos alimentos ao seu redor.



Postar um comentário

0 Comentários