Brasil já tem o primeiro jornal fechado devido à censura do STF


Nesta quarta-feira (17), a mando de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), os computadores do jornal Folha Política foram apreendidos.
De acordo com a Folha Política, que é exclusivamente digital desde sua origem, “a apreensão dos equipamentos equivale ao fechamento completo do jornal”.
O canal informou em seu portal que o delegado encarregado da operação de busca e apreensão não soube dizer qual era o crime sendo investigado, mencionando vagamente “fake news”, “financiamento de manifestações antidemocráticas” e “o Brasil inteiro é jurisdição do STF”.
“Uma vez que o advogado não teve acesso aos autos do inquérito, não se possibilita a defesa fundamentada juridicamente e se torna impossível adivinhar que provas se pretende produzir nessa ‘fishing expedition’. Ao que tudo indica, muito acima de qualquer produção de prova, a intenção da operação é unicamente a de inviabilizar o jornal”.
Ainda de acordo com a Folha Política, com a apreensão de mais de 30 dispositivos, entre servidores para transmissões ao vivo, editores de imagens e vídeos e máquinas de alta capacidade de processamento, a atividade do jornal foi bloqueada. Por razões de segurança, a entrada na conta de e-mail oficial de contato do jornal e os acessos ao canal no Youtube e à interface do site são possibilitados apenas pelos computadores apreendidos.
Por meio de um computador emprestado, a equipe Folha Política diz que tenta remediar esta situação e contatar essas plataformas para informar seus leitores a respeito do ocorrido.
“O fechamento de um jornal é um fato de uma gravidade indescritível, absolutamente incompatível com uma democracia”, diz o Folha Política.
“Por óbvio, não esperamos que a defesa da liberdade de expressão venha da velha imprensa corrompida. No entanto, esperamos que a sociedade compreenda a gravidade tanto das ações dos que ordenaram o fechamento ou cooperaram para ele, quanto da omissão dos que, tendo poder, nada fazem para impedir os abusos. ‘Freios e contrapesos’ não deveriam ser apenas palavras ao vento”.
Com informações, Folha Política
Fonte: Terça Livre

Postar um comentário

0 Comentários