Congresso prepara um golpe para reeleger Maia’, diz Roberto Jefferson


Presidente do PTB afirmou que Maia pretende votar uma PEC para tornar possível sua reeleição para presidente da Câmara. Em troca, a oposição teria impeachment de Jair Bolsonaro
O presidente do PTB, Roberto Jefferson, afirmou neste domingo,19, que o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) prepara um “golpe” para conseguir se reeleger como presidente da Câmara dos Deputados. Para isso, o democrata estaria se articulando para que o Congresso vote a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 101/2003.
A PEC em questão possibilita a reeleição dos membros das Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O mandato atual de Maia como presidente da Câmara acaba em 31 de janeiro de 2021. “Meus deputados e senadores [parlamentares do PTB] já me relataram que existe uma pressão dentro do Congresso para que essa PEC seja votada”, afirmou Roberto Jefferson.
Protocolada em 2003, a PEC já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pela Comissão Especial. A última tentativa de levar o texto ao plenário ocorreu em 2012, porém não houve acordo naquela ocasião. Maia tem sinalizado nos bastidores que sonha ficar mais dois anos no cargo e conta com o apoio de partidos como o DEM, por exemplo.
Ainda segundo o petebista, estaria em curso um processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. O acordo seria costurado com a oposição, que, em troca da derrubada de Bolsonaro, votaria em Maia para mais um mandato à frente da Câmara. 

Postar um comentário

0 Comentários