Equipe Destaque: 6º Batalhão - GTOP 26 – Área Central de Brasília


    Escrito por Karina Linhares WhatsApp Image 2019 05 08 at 16.13.56
    Foto: Marcos Lopes
    A Equipe Destaque da semana é o Grupamento Tático Operacional 26, do 6º Batalhão, localizado no Setor de Garagens e Manutenção Norte, na Asa Norte. O grupo é composto pelo Comandante da equipe Sargento Shemeoerk, Cabo Rick, soldados Carvalho, Nascimento, Aldemir e Tancredo. 
    O sargento afirma que as ocorrências mais comuns atendidas pela equipe são tráfico de drogas, roubos a transeuntes e flagrantes, o policial assegura ainda que a prisão de foragidos da justiça são uma das situações mais recorrentes. Os acionamentos dos atendimentos ocorrem em sua maioria por investigações do Centro de Inteligência e por patrulhamento, que apontam criminosos em potencial.
    As abordagens, realizadas com técnica e treinamento constante, conferem à equipe status de excelência profissional. Dentre outras regiões do centro de Brasília, os policiais são responsáveis por atuar também na Rodoviária do Plano Piloto, local de intenso tráfico e uso de drogas misturado ao grande fluxo de pessoas. Segundo o sargento Shemeoerk, a equipe é recordista do ano de 2018 em flagrantes de tráfico de drogas, roubos e recuperação de veículos roubados e furtados e, também, são responsáveis por cerca de 30 kg de drogas apreendidas, que para área central é considerado uma grande quantidade, visto que os traficantes vendem em pequenas porções.
    Diversas ocorrências são importantes e de vulto para essa equipe, que trabalha focada na redução dos índices criminais da região. Uma delas é bem recente, quando criminosos foram presos em Taguatinga por assalto. Os três homens, munidos de arma de fogo, renderam uma senhora e roubaram-lhe um veículo, um Fiesta vermelho. “Após perceberem que abordaríamos o veículo, eles fugiram em alta velocidade, então nós os perseguimos pela Via W3, sentido Asa Norte para Asa Sul”, declara o policial. Nessa ocorrência houve troca de tiros, pois atiraram contra a viatura. Os policiais alcançaram os criminosos na altura entre a 1ª Delegacia de Polícia e o Terminal do Metrô. “Recuperamos os veículos e os pertences da vítima que ficou muito agradecida por nossa atuação.”
    Uma outra ocorrência começou na Rodoviária do Plano Piloto e terminou em Pedregal DE Goiás. “Prendemos um homem e vimos no celular dele uma conversa sobre arma de fogo e uma moto roubada. Fundamentados na situação, nos dirigimos à Goiás e apreendemos uma espingarda calibre 12 e uma moto, produto de furto”.
    O Comandante da Equipe assegura que o instinto e o faro de observar as situações suspeitas são uma das características que marcam a personalidade dos integrantes do grupo. Boa vontade e disposição para o trabalho são o diferencial que movem a Equipe em todos os serviços prestados à comunidade. “Quando saímos de casa, nossa intenção é atuar de forma a preservar a segurança das pessoas de bem”.

    Postar um comentário

    0 Comentários