POR QUE POLICIAIS SE MATAM?



Psicóloga Jessica Pires

SUICÍDIO DE MILITARES

Existem muitos casos de tentativa de suicídio nas instituições militares.E o índice é cada vez maior. Você já parou para pensar por quê?🤔

As causas podem ser muitas: depressão é uma delas, mas existem outros fatores que devem ser analisados. Você já parou para pensar no quanto um profissional da segurança pública se cobra? O quanto ele é cobrado dentro da instituição? O quanto ele se sente cobrado pela sociedade??? Na verdade, existe uma sensação de que este profissional não pode errar, que sua falha pode causar a morte de um civil, de um colega ou a sua própria.

Existe outro fator chamado ESTADO DE ALERTA. O militar trabalha com a sensação de que pode ser acionado A QUALQUER MOMENTO, ou seja, ele NUNCA fica em estado de repouso, de total calma e tranquilidade. O militar trabalha com a adrenalina sempre "acima do normal". E isso cansa....Ohhh se cansa!

 O fato é que neste momento não vou me ater às causas desta triste estatística. Vamos falar do tratamento.
A frase que mais tenho repetido nos últimos tempos é: "SE VOCÊ NÃO FALAR, A DOR NÃO VAI EMBORA". Então, meus caros profissionais da segurança pública: policiais, bombeiros, agentes penitenciários (aqui incluo todos... os civis e militares) procurem ajuda profissional! 

Se você tem se sentido muito irritado: PROCURE AJUDA. Se você anda muito sensível/emotivo: PROCURE AJUDA. Se você não tem mais paciência para sua família e questões do quotidiano: PROCURE AJUDA. Se você não consegue mais produzir no trabalho: PROCURE AJUDA. Se você não sente mais motivação no que faz: PROCURE AJUDA. E principalmente, se você pensa ou já pensou que sua vida perdeu a razão e que talvez a melhor saída seja o suicídio: PROCURE AJUDA IMEDIATAMENTE! Você não está sozinho! Existem pessoas qualificadas para te ouvir, te estender a mão, te entender, e ajudar a enxergar as coisas de outra maneira. 
Mande esse texto para todos os militares/profissionais da segurança pública que você conhece. Envie esse texto para um colega que você acha que precisa de ajuda, mostre o quanto você se importa. 
Vamos estender a mão para quem está sempre com a mão estendida para a comunidade. 
E lembre-se: SE VOCÊ NÃO FALAR, A DOR NÃO VAI EMBORA.

Postar um comentário

0 Comentários