Policial Civil eleito para a CLDF, quer a criação de uma Guarda Distrital

Foto: Daniel Ferreira/Metropoles
Como uma alternativa para combater a criminalidade, o futuro mandatário defendeu a criação de uma guarda distrital para tratar de ocorrências mais comuns e desafogar o trabalho das polícias do DF. “Também temos que monitorar a cidade com equipamentos mais modernos, instalando câmera com reconhecimento facial, por exemplo. Precisamos traçar a meta e alcançá-la. Para isso, recurso tem”, afirmou o Policial Civil Reginaldo Sardinha eleito deputado distrital pelo AVANTE em entrevista ao Metropoles. 

Postar um comentário

37 Comentários

  1. Querem "desafogar o trabalho dos policiais no DF"?
    Basta o judiciário funcionar e todos os marginais que são presos em flagrante ficarem de fato na cadeia.
    Pois, o que o PM mais faz é prender o mesmo vagabundo várias vezes.
    Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente!!! Pode-se dobrar os efetivos das polícias, criar guarda- municipal que de nada vai adiantar, não tem como disponibilizar um agente da segurança prá cada cidadão, apesar da defasagem,se essa piada da justiça mantivesse fora de circulação os bandidos que as polícias prendem e apreendem o problema estaria resolvido! Esse deputado ta querendo é olofote.

      Excluir
    2. Eu apoi sou vigilante mais de 06 em Brasília apoio Simi criaçao da Guarda distrital parabéns

      Excluir
    3. Não basta prende, tem que saber prender, não deixar falhas. Ex. PM invade casa e apreende grande quantidade do drogas. Sem testemunhas, sem mandado...Certamente o traficante não ficará preso. Compreende?

      Excluir
    4. Unknow, apoia? eu posso apoiar mas de nivel superior e provas como a que se faz para PM. haaaa ai quebrei vc ne toupeira, vai estudar vagabundo, e entra para PM.

      Excluir
    5. CFSD 1995 -07/12/2018 14:30

      luiz pereira de souza pereira de souza, pare de falar besteiras! Bandido no Brasil não fica preso não é por esses motivos citados por você, mas porque nossa legislação é leniente e uma verdadeira mãe para a bandidagem!
      A PF, que faz um trabalho primoroso, já teve várias ações anuladas apenas para proteger poderosos!
      Seu discurso contra a PMDF mostra apenas a fala de alguém recalcado e revoltado contra quem faz mais de 80% do trabalho na segurança pública do DF.

      Excluir
  2. Muito bom,feliz e orgulhoso de ter feito a escolha certa.
    Parabéns nossos representante.

    Ñ

    ResponderExcluir
  3. Temos que lembrar que para se criar uma guarda distrital ter a que mudar a constituição federal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se já existe uma polícia de sindicato qui fecha delegacias querendo aumento e equiparação com a PF. Imagine Outra fazendo a mesma coisa. Era deputado vizinho! Tem e qui deixar do jeito qui está com a PMDF que resolvem tudo! Até investigando e fazendo o serviço desses policiais Civis os caras estão fazendo. Provando qui polícia Civil não servem para nada. Só para fazer chantagem contra governador corruptos em troca de aumento.

      Excluir
  4. Pra quê? Pra tbm pedirem equiparação com a PF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se merecerem, qual o problema?
      melhor do q ficar igual a PM, à sombra da PCDF

      Excluir
    2. nao podem? ou só vc q quer??

      Excluir
    3. CFSD 1995 -08/12/2018 14:02

      Anônimo de 29 De Novembro de 2018 10:30,

      Sempre tem alguém à sombra de alguém. A PMDF está sempre à sombra da PCDF, porque esta sempre foi privilegiada salarialmente pelos governadores do DF, no mínimo desde Roriz, há praticamente 30 anos. Nesse caso é justo, pois recebemos do mesmo ente federativo, e compartilhamos de forma complementar o mesmo espaço geográfico e operacional. Portanto, em razão de pertencermos ao mesmo segmento, o da Segurança Pública do DF, nada mais justo que querermos tratamento salarial similar. Enquanto isso, a PCDF invoca não só semelhança, mas igualdade salarial com a PF, alegando uma "paridade" histórica, mesmo sem qualquer previsão legal.
      Ora, se sem previsão legal, eles alegam ter direito a paridade com a PF, por que a PMDF não teria direito (informal) a ter pelo menos tratamento assemelhado, quando está comprovado que, temos atividades complementares na manutenção da ordem e segurança pública do DF? Com muito mais razão, pois, o Fundo Constitucional do DF foi criado originariamente em 2002 para custear o segmento em comento como um todo, e não apenas parte dele, com diferença abissal para uma parte, como se quer fazer novamente, ao que tudo indica, por enquanto.

      Excluir
    4. Pq há lei nesse sentido 4.868/66 ou 65. Antigamente um cana ganhava 3x o salário de um pm e vcs ainda ficam reclamando do salario de hj???
      nao fazem pericia, IP, BO, nao fazem operação, (aliàs, faz uma operação que todos nos sabemos qual é), nao cumprem mandado de busca e apreensão, passam num órgão com uma prova mais fácil e menos concorrida e ainda querem o msm aumento que a PCDF??? Vccs todos sao uns fanfarroes isso sim. Vão estudar e virem canas e deltas!

      Excluir
    5. CFSD 1995 -16/12/2018 00:28

      Anônimo de 12 de dezembro de 2018 13:46,
      - NÃO TEM PREVISÃO LEGAL ALGUMA de paridade! Se tivesse teriam sido contemplados com o mesmo aumento da PF em 2016. Ou, era só recorrer ao Judiciário que, com certeza o Enrolemberg teria sido obrigado a enviar mensagem com a formulação do pedido de aumento ao Congresso Nacional.
      O que há são apenas arranjos políticos de uma tal "paridade histórica", que foi inventada por razões sindicais.
      - Você também não faz perícia, quem faz é o PERITO CRIMINAL.
      - Você também não faz IP, quem faz e conduz é o delegado, tendo agentes e escrivães como auxiliares. Sei que na prática não é assim, mas é o que está escrito que vale.
      - Fazemos pelo menos 80% dos BOs, e vocês apenas homologam nos balcões das DPs.Os outros 20% restantes são feitos na maioria das vezes por meio da delegacia eletrônica. Tanto é que, mesmo com diversas delegacias fechadas no período noturno, isso não impacta de forma grave a população. Do contrário, seria muito diferente se fossem fechados vários batalhões e faltassem efetivos em algumas cidades no período noturno ou em qualquer horário, como já se provou em 2014 durante o governo do Agnulo.
      Vocês ganhavam 03 x mais antigamente, porque tinham o Roriz sob tutela em razão das podridões no governo dele, e a PC tinha o controle dessas informações. Ganhavam 03 x mais não porque são melhores, mas pura motivação política.
      Quando o Enrolemberg chegou, mesmo sendo um cara antipático e descumpridor de promessas, ninguém conseguiu emparedá-lo por não ter corrupção contra si.
      Não esqueça que no início da década de 80 o ingresso na PCDF era de nível fundamental, e depois passou a exigir-se o antigo 2º grau e, posteriormente depois da metade da década de 90 passou-se a exigir ensino superior, mas ainda sem reconhecimento de atividade de nível superior. SÓ a PF conseguiu esse reconhecimento em 2016. Por óbvio que delegados e peritos sempre foram reconhecidos como atividades de nível superior, por exigirem formação específica e exclusiva para os cargos que se pleiteiam, tanto na PF como nas PCs.
      Há pelo menos 10 anos provas para soldado da PMDF não são mais fáceis, depois da exigência de nível superior para ingresso.
      Não só queremos como temos direito a aumento semelhante pois, temos atividades complementares, já que, nenhuma polícia estadual brasileira tem CICLO COMPLETO DE POLÍCIA, espero que você saiba o que é isso.
      Pertencemos ao mesmo segmento, e temos a mesma fonte de pagamento.
      Você cumprem mandado de busca e apreensão, com HORA, DATA e LOCAL previamente planejados e sabidos, e ainda assim ainda conseguem fazer isso em domicílios errados!
      Enquanto isso, a PM tem que estar pronta o tempo inteiro, pois não tem esse luxo para se preparar para as diversas ocorrências que se apresentam diariamente de forma inopinada, e cada uma é diferente da outra, o que por óbvio, não é um trabalho para qualquer um, mas só para quem tem coragem de estar identificado por fardamento, podendo ser visualizado a uma longa distância. Isso demonstra o nível de dificuldade que se apresenta e a complexidade de ter que decidir em minutos ou segundos que ação terá que ser tomada em uma ocorrência.
      Muito diferente de agir sob a proteção de uma ambiente com ar-condicionado, internet, livros etc, para consultar, para só então decidir o que vai ser lançado em um formulário, tendo não raro, 30 dias ou mais para se concluir um IP, que pode ser prorrogado por meses ou anos.

      Além de tudo, O GOVERNADOR eleito foi quem PROMETEU nos dá o mesmo percentual de aumento que concedesse à PCDF. Vá se informar!
      FONTE: CORREIO BRAZILIENSE - 13/10/2018
      "Em campanha, Ibaneis garante reajuste de 37% a policiais militares e civis"

      https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2018/10/13/interna_cidadesdf,712498/em-campanha-ibaneis-garante-reajuste-de-37-a-policiais-militares-e-c.shtml

      FAÇO A MESMA SUGESTÃO PARA VOCÊ:
      QUEREM GANHAR COMO A PF: - VÃO ESTUDAR PARA SE TORNAREM PFs!
      Esse tipo de argumento não se sustenta, percebe?

      Excluir
    6. CFSD 1995 -16/12/2018 00:43

      Anônimo de 12 de dezembro de 2018 13:46,

      SÓ uma pergunta: QUEM FOI que realizou a maior apreensão de drogas no DF nos últimos dois anos? CONSEGUE RESPONDER? Claro que não.
      Está aí para você no CORREIO BRAZILIENSE de 13/12/2018. Foram 2,4 TONELADAS!

      "PM realiza maior apreensão de drogas dos últimos dois anos"
      https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2018/12/13/interna_cidadesdf,725180/pm-realiza-maior-apreensao-de-drogas-dos-ultimos-dois-anos.shtml

      E aí, agora consegue sair um pouco de sua bolha?
      Poderia elencar uma infinidade de matérias jornalísticas sobre ocorrências de vulto da PMDF, mas aí, o blog iria virar um memorial de ocorrências conduzidas pela PMDF.

      Excluir
  5. Baratear a segurança... E o cidadão que se dane!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for concursado não fica barato não. Carros, armas, coletes, fardas, central de rádios, alojamento, combustível e manutenção. Melhor seria contratar vigilantes, reajuste anual e salários abaixo de 2100.

      Excluir
    2. CFSD 1995 -08/12/2018 14:23

      Luiz Pereira De Souza Pereira De Souza,

      Muito brilhante a sua sugestão.

      Baratear por baratear, também seria bom contratar AUXILIARES ADMINISTRATIVOS para trabalharem no atendimento a usuários nos balcões de DPs, os quais, com um pouco de treinamento e formulários prontos para cada tipo de ocorrência, supririam com sobra agentes e escrivães, a um custo semelhante ao de vigilantes, não é mesmo?
      Basta que o AUXILIAR ADMINISTRATIVO tenha concluído o Ensino Médio e saiba operar um PC. Basta saber digitar e preencher um formulário com informações que o próprio usuário lhe prestará no ato da ocorrência.
      A propósito, grande parte das ocorrências mais comuns já são registradas por meio eletrônico pelo próprio usuário. Isso comprova a desnecessidade em grande parte, e até mesmo da presença física de um servidor ganhando até R$ 13.700,00, atualmente.
      Além do mais, com tantas câmeras vigiando boa parte dos logradouros públicos, até mesmo as atividades policiais de investigação, por exemplo, vão ficando obsoletas.
      PORTANTO, seguindo ainda sua ideia, ficaria muito mais barato enchermos o DF de câmeras de monitoramento e, dessa forma, não precisamos mais fazermos concursos nem para a PCDF nem para a PMDF, porque as câmeras poderão substituir satisfatoriamente, os policiais ostensivos e investigativos, pois, como essas câmeras teriam um grande poder de dissuasão, as ocorrências ficariam próximas de zero e, os poucos crimes seriam facilmente elucidados através das imagens captadas pelas "PODEROSÍSSIMAS CÂMERAS". kkkkkk
      GOSTEI MESMO DA SUA SUGESTÃO.

      Acho que você teria até mesmo lugar em um governo que busca baratear os custos da máquina pública.
      Por que você não leva sua sugestão para gestores públicos com influência e com poder decisório? Com certeza você poderá até mesmo ser premiado pelo seu brilhantismo na busca por uma gestão pública mais barata.

      Sério mesmo que você nunca foi descoberto pelo teu chefe? kkkkkk

      Excluir
  6. Que burrice! Já temos a melhor PM do Brasil e que conseguiu, mesmo com o efetivo reduzido, baixar a taxa de homicídio para a menor dos últimos 30 anos. Time que está ganhando não se mexe...

    ResponderExcluir
  7. Essa guarda civil vai fazer investigações, inquéritos políciais e perícias????
    Até porque os casos de elucidação dos crimes encontra-se ridiculamente baixo na polícia Argentina...
    Menos que 50% dos crimes são solucionados, quem sabe a nova "guarda" possa aumentar a punibilidade que hj não existe porque quem deve fazer, não faz...

    ResponderExcluir
  8. Sera que não ira acontecer o mesmo que aconteceu com os técnicos penitenciários criados pelo Arruda? Daqui a pouco estarão pedindo equiparação com as polícias, nivel superior para ingresso nas carreiras e salários de 10 mil. Kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia ele criar uma instituição para administrar esses possíveis guardas civis, que seriam privados, assim como fizeram com a instituição que admnis o Hospital de base, todos os servidores são privados, assim como é feito nas instituições de menores, também poderia ser feito nas penitenciárias...agentes pagos pelo Estado São de verás muito caros aos cofres públicos.

      Excluir
  9. Cada vez que se cria uma instituição cria um staff para gerir ela, 20%.
    Já conheço este discurso, igual ao TecPen, era para ser barato para o estado e saiu o tiro pela culatra. A solução mesmo era estabelecer o ciclo completo de polícia como acontece na maioria dos países de 1° mundo e um sistema judiciario eficaz.

    ResponderExcluir
  10. JÁ VAI COMEÇAR MAL. DESNECESSÁRIO, E APENAS UMA DOR DE CABEÇA PRA FUTUROS GOVERNADORES. A PM E PC SÓ PRECISAM SER MAIS VALORIZADAS E MELHOR EQUIPADAS.

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente, apesar desse deputado ter sido eleito com o voto da população, parece que não está nem aí para quem o elegeu.
    Ao contrário, usando de um discurso revanchista contra a Polícia Militar, esbraveja como se fosse uma AmeacA, a criação de uma Guarda.
    Tal atitude nao prosperará, se tão somente nós precisamos denunciar essa pouca vergonha.

    ResponderExcluir
  12. A idéia é ótima. Mas será mais uma agência de segurança nos moldes das que existem. A PM e a Civil não se comunicam e se odeiam; cada uma entra no campo de atuação da outra. A sociedade é quem perde, pois fica refém da onda de insegurança que vive o Distrito Federal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda grande metrópole tem uma guarda civil, de fato, preservam os monumentos e fazem frente a grandes eventos, acredito que amenizaria os trabalhos da briosa(PM), Mas certamente, esses seriam no futuro mais uma categoria para brigar por equiparçao salarial, vejam o exploração dos recomendo.

      Excluir
    2. Toda grande metrópole tem uma guarda civil, de fato, preservam os monumentos e fazem frente a grandes eventos, acredito que amenizaria os trabalhos da briosa(PM), Mas certamente, esses seriam no futuro mais uma categoria para brigar por equiparçao salarial, vejam o exploração dos recomendo.

      Excluir
  13. Já começou mal, querendo por conta própria sem representar os eleitores criar "soluções baratas" sem entender da complexidade do problema. Será mais um incompetente na câmara ?

    ResponderExcluir
  14. so quem deseja é a Civil, so para contrariar a PM, olha quem propos, ve se ele deseja tambem criar uma guarda judiciaria com delegacias, acho que não, mais um inimigo dfa PM, para bens deputado.

    ResponderExcluir
  15. CFSD 1995 -07/12/2018 14:27

    Só mais um fanfarrão da PCDF!

    ResponderExcluir
  16. Se querem unificar a PM e a PC no Congresso Nacional e não conseguem, e ficamos com duas polícias que poderiam trabalhar juntas, entretanto não se entendem, daí um gênio surge na Câmara Distrital (que não serve pra nada) e diz vamos criar mais uma polícia com nome "Guarda Distrital" aí tudo se resolve kkkkk

    ResponderExcluir
  17. PARIDADE ENTRE CIVIL E PM ....ISSO JÁ É TIPO REALIDADE.... diferença ta de 400 reais...

    São atribuições distintas...cada um no seu quadrado... Não sei pq tanta briga...

    PM é uma policia administrativa, ostensiva, preventiva...

    CIVIL é policia judiciária...(em tese repressiva)

    QUANTO A GUARDA DISTRITAL...EXCELENTE PROPOSTA...

    ACABARIA COM MUITO CARGO DE DE VIVIGILANTE QUE SÃO USADOS COMO CABOS ELEITORAIS...
    MAS... ISSO VAI DEMORAR UNS 20 ANOS....

    A COMPANHIA METROPOLITANA DE TRÂNSITO (CMT) NÃO FOI CRIADA NO GOVERNO ARRUDA...E ATÉ AGORA NUNCA SAIU DO PAPEL...

    POIS É...TODA CAPITAL QUE CONHEÇO(EX:GYN) TEM GM e CMT. SÓ AQUI NÃO PODE É....

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.